top of page

Artes

Quando nos confrontamos com a realidade de ser pais, não podemos evitar ser surpreendidos pelas incertezas sobre o futuro em relação a nossos filhos. A preocupação sobre os cuidados, a saúde, a preservação das nossas crianças transforma-se rapidamente em prioridade e surge inevitavelmente a ideia de como as iremos educar. Por esta causa, dificilmente encontraremos hoje alguma escola que entre as Diretrizes Educacionais não ofereça o bem supremo da Educação Integral para atender o desejo parental de formar da melhor maneira possível o seu filho e tentar assim garantir que seu futuro esteja pleno de opções.

No Centro Educacional Adalberto Valle esta opção não é apenas um discurso senão uma ação concreta e verificável em atividades que procuram tornar este objetivo em realidade. De vez em quando, podemos assistir a debates sobre o papel da Arte na Educação questionando sua prioridade, mas, na nossa escola, ela é parte indispensável da nossa ideia de Educação Integral. Seu poder transformador na construção da identidade, no fortalecimento da autoestima, no desenvolvimento de habilidades intelectuais diferenciadas entre incontáveis benefícios constatados através da história, são motivos suficientes para abraçar este caminho e oferecer entre os Componentes Curriculares com o mais alto referencial de excelência aos nossos discentes.

A apresentação da Opereta de São Francisco de Assis, por exemplo, é uma conquista artística que envolve a participação de alunos, professores, pessoal técnico e de serviços em uma amostra que conjuga talento, dedicação, criatividade, espírito de equipe, esforço e sobretudo muita motivação. É a ocasião em que se unem os trabalhos dos grupos de Coral, Dança, Fanfarra, Orquestra de Cordas e Teatro em uma obra criada originalmente pela equipe da própria escola em sintonia com os mais altos valores humanos e cristãos para levar a nossa comunidade, um momento artístico que traz alegria e esperança a nossos corações. O nosso desejo? deixar uma marca no espírito do público e de todos os participantes com uma mensagem: quando juntamos o trabalho, os bons desejos e a Fé, podemos alcançar tudo o que sonhamos!

 

Gustavo Medina

Maestro de Música 

Música

O contato com a música é incentivado desde o Ensino Infantil, com a musicalização, passando pelo Ensino Fundamental I com a formação do pensamento musical (noções de ritmo e melodia) e o aprendizado das notas e da leitura musical. Do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio, o estudo é aprofundado para a formação dos grupos musicais da escola.

Bandinha Rítmica*

Com o intuito de trabalhar as coordenações motoras e psíquicas, a Bandinha Rítmica atende aos estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I, integrando-os com o universo musical. Procura despertar os valores como o respeito, trabalhos em equipe, disciplina, além de estimular a audição.

Fanfarra*

A Fanfarra visa a socialização e iniciação musical dos estudantes, utilizando instrumentos de percussão e de sopro. Marca presença nas diversas atividades escolares ao longo do ano.

Coral*

Integra estudantes de todos os segmentos e proporciona a eles o contato mais direto com a técnica vocal e a teoria da música. Interação social, atividade em conjunto, favorecimento da expressividade e da desinibição são outros benefícios da atividade.

Orquestra de Cordas*

É composta por estudantes do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio. Participa de apresentações regulares nos principais eventos escolares e recitais, utilizando instrumentos como violinos e violoncelos.

Dança

É oferecida aos estudantes de todos os segmentos. Desde o Ballet, que se inicia já nas primeiras etapas da Educação Infantil, passando pelas danças folclóricas e grupos de Jazz* e de Hip Hop*, destaques em festivais locais e internacionais. Favorece a colaboração, o trabalho em equipe e desenvolve a coordenação motora.

Teatro

O Teatro tem um espaço garantido na formação, pois colabora para o crescimento individual e social do estudante de todos os segmentos, desenvolvendo a linguagem e a expressão corporal.

*Disponível na Unidade I

bottom of page