top of page

Clube de Robótica realiza Curso de Férias

Amar aprender, ser curioso e gostar de criar. Estes são os pré-requisitos para participar do Curso de Férias, que o Clube de Robótica do Centro Educacional Adalberto Valle (CEAV) irá oferecer entre 03 e 08 de julho, na unidade Morada do Sol. Trata-se do intensivo em 'Eletrônica Básica e Iniciação à Programação em Linguagem C/C++ com placa Arduíno Uno', com carga horária total de 22h. Para as atividades práticas é necessário, também, que o aluno disponha de um Notebook, com o sistema operacional Windows 10.


De acordo com o coordenador do Clube de Robótica, professor Moisés Ricardo, os alunos durante o Curso serão capazes de montar circuitos eletrônicos, brincando. “A cada aula, eles vão desenvolver projetos, vendo os resultados. O processo de ensino-aprendizado é em cima dos acertos e dos erros”, enfatizou o coordenador. Ele informa, ainda, que as inscrições já estão abertas e podem ser feitas na Secretaria do CEAV, da Unidade Morada do Sol, até o preenchimento das 10 vagas disponíveis. Podem se matricular estudantes a partir do 8º Ano, do Ensino Fundamental, a 3ª Série, do Ensino Médio, que já são membros do Clube.


O Curso será dividido em seis aulas ricas de conteúdo, com 3h a 4h de duração. Na primeira, por exemplo, além da introdução ao Mundo Arduíno de possibilidades, o aluno terá oportunidade de criar um programa em Linguagem C/C++. Na segunda, irá instalar softwares de VBB (laboratório de programação e eletrônica virtual) e Fritzing (laboratório de criação de placas elétrica; eletrônica virtual). Na terceira, serão abordadas as Leis de Ohm e de Kirchhoff, resistores, resistências e associação de resistores.


Na quarta aula, os participantes irão conhecer sobre os fundamentos elétricos e programação, com a utilização de sensores para projetos de automação. Na quinta, será a vez dos motores elétricos e servo motor, com a montagem de projetos. Na sexta, para finalizar, uma competição entre projetos irá movimentar os programadores.


Os alunos irão receber apostila, software de comunicação, camisa do Clube de Robótica, case para Arduíno e o Kit Start. Este último consiste em uma maleta contendo placa Uno R3; cabo USB; protoboard 400 pontos; jumpers macho-macho; micro servo 9g SG90 TowerPro; sensores de temperatura NTC e de luz LDR; buzzer ativo 5V; LEDs vermelho, amarelo e verde; resistores 330Ω, 1KΩ e 10KΩ; diodo 1N4007; potenciômetro 10KΩ, capacitores cerâmicos 10nF e 100nF; capacitores eletrolíticos 10uF e 100uF; e chave táctil.


Saiba mais


Sabia que aprender a programar auxilia no desenvolvimento do raciocínio lógico e melhora a capacidade de resolver problemas? No Curso, o aluno aprende Lógica de Programação e implementa códigos em Linguagem C. Esta é a base para programar o microcontrolador da plataforma Arduíno, cujo conhecimento é indispensável para qualquer Maker criar projetos de automação eletrônica e até desenvolver um robô caseiro.


A Eletrônica, por sua vez, está sempre mais presente no cotidiano. Com o Laboratório Virtual (VBB) é possível calcular, analisar e montar circuitos elétricos; utilizar LEDs, resistores, protoboard, potenciômetros, além de manusear multímetro digital para medir corrente, tensão e resistência.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page