Férias com conhecimento no Clube de Robótica do CEAV

O Clube de Robótica do Centro Educacional Adalberto Valle (CEAV), encerrou no último sábado, 08, o Curso de Férias em 'Eletrônica Básica e Iniciação à Programação em Linguagem C/C++ com placa Arduíno Uno'. Com carga horária total de 22h, o intensivo contou com aulas práticas e teóricas, que permitiram aos participantes a montagem de projetos desde o primeiro dia, 03 de julho. Para finalizar o curso, uma competição entre projetos movimentou os participantes.

 

Introdução ao Mundo Arduíno de possibilidades; instalação de softwares de VBB (laboratório de programação e eletrônica virtual) e Fritzing (laboratório de criação de placas elétrica; eletrônica virtual); Leis de Ohm e de Kirchhoff, resistores, resistências e associação de resistores; fundamentos elétricos e programação, com a utilização de sensores para projetos de automação; motores elétricos e servo motor foram alguns tópicos abordados em seis aulas, com duração média de 3h30.

 

 

Segundo o coordenador do Clube, professor Moisés Ricardo, o curso foi além do ensino da tecnologia e deixou como legado a interação e socialização dos participantes. “Nós tivemos uma turma com alunos de séries diferentes. No primeiro dia de aula, após a apresentação da proposta, na qual enfatizamos a importância do trabalho em equipe, da valorização dos conhecimentos de cada um, foram formadas duplas e, posteriormente, trios. No fim do curso, podemos perceber que a equipe estava muito mais unida. Aqueles que não conversavam, estavam interagindo, socializando. Aprenderam a respeitar a opinião do próximo, o que, no início, não acontecia”, destacou Ricardo.

 

“Eu acho muito bom ter essas atividades porque a criança, às vezes, fica em casa ociosa, sem fazer nada. Aqui, além de interagir com outros colegas da escola, também aprende coisas novas. O meu filho ficou bastante empolgado, pois agora está sabendo como funciona um semáforo ou um termômetro, por exemplo. Isso ampliou os horizontes dele. De repente, até se interessa por seguir esse ramo”, avaliou Carlos Alessandro Martins, pai de aluno. Felipe Froes, que participou do curso, também avaliou positivamente. “As aulas foram bem explicadas, com calma, seguindo o programado. Deu gosto aprender”, afirmou.

 

 

Material de apoio

 

Para o curso, os alunos receberam apostila, software de comunicação, camisa do Clube de Robótica, case para Arduíno e o Kit Start - uma maleta contendo placa Uno R3; cabo USB; protoboard 400 pontos; jumpers macho-macho; micro servo 9g SG90 TowerPro; sensores de temperatura NTC e de luz LDR; buzzer ativo 5V; LEDs vermelho, amarelo e verde; resistores 330Ω, 1KΩ e 10KΩ; diodo 1N4007; potenciômetro 10KΩ, capacitores cerâmicos 10nF e 100nF; capacitores eletrolíticos 10uF e 100uF; e chave táctil.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Escola da Inteligência no CEAV

29.10.2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

© 2017 CEAV

Sede

Rua Darcy Michiles, 200, Centro - Manaus AM Brasil

Unidade I

Avenida Via Láctea, 835, Aleixo - Manaus AM Brasil

3321-8900 / 3321-8903

3633-6649