Selecionados para III Debate Jurídico

 

 

De um total de 49 anos inscritos, oito foram selecionados para compor as duas equipes debatedoras na terceira edição do ‘Debate sobre Temas Jurídicos’ do Centro Educacional Adalberto Valle (CEAV), que irá acontecer no dia 20 de setembro, às 17h, no auditório da unidade Morada. Os aprovados participaram de uma prova, no último dia 10 de agosto, com 20 questões objetivas, tendo como conteúdo uma breve introdução ao estudo do Direito.

 

Os selecionados irão compor duas equipes, sendo que uma atuará como “acusação” e outra como “defesa”, de acordo com sorteio prévio. Eles receberão orientações sobre Direito Constitucional, Penal, Civil, bem como Direitos Humanos e Oratória. Um professor da Universidade Federal do Amazonas irá atuar como “juiz” e escolherá o melhor debatedor, de cada equipe, para receber diploma de Honra ao Mérito. Todos irão ganhar medalhas e a equipe vencedora troféu.  

 

Segundo o coordenador do evento, o professor de Geografia Renato Velas, que também é bacharel em Direito, o tema escolhido para este ano ‘Cotas Raciais: Reparação Histórica ou Violação ao Princípio da Igualdade? ’ está no dia a dia dos alunos. “Questões como ‘o que é igualdade?’, ‘Existe meritocracia no Brasil ao falarmos de cotas raciais para concursos?’ envolvem várias disciplinas e irão estimular os alunos a refletir sobre o papel deles na sociedade como agentes de transformação da realidade”, explicou Velas.

 

O professor destaca, ainda, que na obra ‘A Pedagogia do Oprimido’, Paulo Freire afirma que não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. “Tentamos incentivar a formação de cidadãos conscientes que podem deixar um bom legado, por meio de uma educação direcionada às múltiplas práticas do conhecimento humano”, disse Velas, enfatizando que o tema desafia a dialogar não apenas entre disciplinas, mas também no âmbito jurídico.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Escola da Inteligência no CEAV

29.10.2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

© 2017 CEAV

Sede

Rua Darcy Michiles, 200, Centro - Manaus AM Brasil

Unidade I

Avenida Via Láctea, 835, Aleixo - Manaus AM Brasil

3321-8900 / 3321-8903

3633-6649