top of page

Leitura Dinâmica e Memorização


Nos dias 7 e 13 de abril, James Bauer, considerado o leitor mais rápido do mundo pelo Guinness Book, esteve na unidade I do Centro Educacional Adalberto Valle (CEAV) para ministrar o curso ‘Leitura Dinâmica e Memorização’. Nas duas edições, participaram mais de 170 pessoas interessadas em melhorar o desempenho nessas áreas.


Durante o curso, Bauer explicou que a leitura dinâmica é uma técnica sofisticada para qualquer pessoa alfabetizada. “As pessoas têm a mesma velocidades de leitura, em geral leem de 150 a 200 palavras por minuto. Com técnicas de leitura dinâmica passam a ler 400 e, treinando, chegam a mais de 1.000 palavras”, afirmou o professor


Ao ensinar técnicas como ‘ritmo’, ‘globo ocular’, ‘hiper ventilação’, ‘não verbalizar’, ‘postura’, ‘ondas cerebrais’, ‘empalmar’ e ‘campo visual’, foi possível, já durante o treinamento, que os participantes observassem ganhos em relação à velocidade e compreensão de textos.


Foi o caso de Rafael Silvestrim, estudando do Ensino Médio no CEAV. “No início, eu fui bem ruim. Li 252 palavras por minuto, com compreensão de texto de 0%. No último teste, após os exercícios, li 498 palavras por minuto, com 80% de compreensão”, comemorou o finalista.


Ele também teve ganhos em relação à memorização, assunto abordado na segunda etapa do curso. “De 20 palavras que o professor James nos disse, consegui lembrar apenas 10. Depois que ensinou uma técnica, lembrei das 20, quando o teste foi reaplicado”, afirmou Silvestrim, destacando que as técnicas são simples e que o ajudaram muito.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page